whatsapp business

Descubra como usar o WhatsApp Business para aumentar as vendas

No mundo moderno, é fundamental que as empresas usem as novas ferramentas de comunicação para atender seus clientes. Para o público, é mais confortável fazer seus pedidos ou contatos diretamente nos aplicativos que mais usa no dia a dia. Tratar com seus compradores por esses canais traz agilidade e comodidade.

Pensando nisso, muitas empresas criam perfis nas redes. Para trazer mais formalidade e seriedade a esse processo, o WhatsApp Business é uma alternativa corporativa do já tradicional WhatsApp.

Quer conhecer essa ferramenta e saber como ela melhora o dia a dia das organizações? Leia nosso texto e conheça todas as funcionalidades que o aplicativo traz para os seus negócios!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um lançamento realizado pela empresa do aplicativo para atender às necessidades de empresas e corporações. A realidade é que o recurso de troca de mensagens é usado pela maioria dos brasileiros, logo, os negócios precisam se adaptar para oferecer opções de comunicação por esse canal.

Observando a necessidade dos empreendimentos, o aplicativo lançou uma versão com ferramentas e funcionalidades específicas para ajudar na comunicação entre empresas e clientes.

Como funciona o WhatsApp Business?

A grande vantagem que o WhatsApp Business proporciona é que existem recursos específicos para facilitar a rotina das empresas. Além disso, algumas informações podem ser adicionadas.

Quer conhecer quais são elas? Veja a lista a seguir!

Perfil empresarial

No WhatsApp Business, empresas dispõem de um perfil para acrescentar as suas informações. Então é possível disponibilizar dados como o site do empreendimento, o e-mail, o serviço que você vende e ainda se descrever em breves palavras.

Mensagens automáticas

A maioria das empresas não atende os clientes 24 horas por dia. Mas nem por isso você quer deixar o público sem resposta, não é mesmo? O WhatsApp Business resolve esse problema disponibilizando mensagens programadas.

Assim, é possível programar um texto para ser enviado quando consumidores entrarem em contato enquanto sua marca está offline.

Outra estratégia para aproveitar esse recurso é disparar mensagens de promoções ou convites aos consumidores, aumentando diretamente as vendas. Afinal, é possível programar a data e a hora em que elas vão ser enviadas.

Segurança para os clientes

O perfil no WhatsApp Business notifica os usuários se aquela é uma “conta de negócios”. Com isso, seus compradores têm a segurança de negociar por um canal verificado e autenticado, trazendo mais formalidade para as ações.

Como o WhatsApp Business pode ser usado para aumentar as vendas?

O WhatsApp Business colabora em muitos aspectos para a comunicação da empresa. Mas é preciso explorar todas as ferramentas para aperfeiçoar o processo de vendas e melhorar o contato com os clientes.

Para ajudá-lo, preparamos alguns passos para você seguir em sua conta. Com atitudes simples ao usar o aplicativo, o relacionamento com os consumidores é melhorado e suas vendas são impulsionadas. Veja mais a seguir!

Programe mensagens de divulgação

A maioria das pessoas passa muito tempo olhando o WhatsApp. Então, esse canal é um local altamente funcional para enviar promoções e divulgar produtos aos seus clientes. Afinal, ele provavelmente vai ler a mensagem bem mais rápido do que veria em outras redes.

Nessa etapa, também é possível pensar em ofertas personalizadas para cada cliente. Etiquetando informações sobre os hábitos de consumo daquele público, existem mais chances de retorno ao mandar mensagens sobre aqueles produtos que eles costumam comprar.

Vale lembrar que nessa etapa é fundamental usar o bom senso. Exagerar e poluir as mensagens do cliente pode ter o efeito contrário. Um fluxo muito grande de mensagens do tipo pode acabar irritando o consumidor. Ele pode até bloquear o perfil da sua empresa para não recebê-las mais.

Crie o perfil da empresa

Usando um perfil no WhatsApp Business a empresa transparece mais profissionalismo. Mas para ter essa essência é necessário estruturar a sua marca. Apenas com esse cuidado o recurso de ser mostrado como uma conta de negócio é totalmente explorado.

Portanto, defina uma imagem que mostre o nome do seu empreendimento para facilitar a visualização do consumidor. Também insira todos os seus dados, como endereço, outros canais de contato etc. Além de ser parte do processo de transparecer confiança, ainda ajuda na divulgação do seu site e outras redes.

Mande respostas automáticas

Os clientes querem pontualidade. Ao entrarem em contato com a empresa para realizar uma compra e fazer um pedido, o atraso para responder se torna um grande incômodo que pode, inclusive, prejudicar a experiência do cliente. A situação piora quando o comprador não sabe o seu horário de funcionamento. Ao tentar falar via WhatsApp em um horário que vocês estão fora de serviço, pode imaginar que se trata de descaso da empresa para responder.

Explorando as funcionalidades do WhatsApp Business o contato para vender pode ser otimizado. Defina mensagens prontas para responder automaticamente os clientes, assim eles não precisam esperar. Também configure um texto para notificar enquanto não estão em expediente, alertando o consumidor sobre o horário de atendimento.

Organize os contatos com etiquetas

Como citamos acima, etiquetar os contatos tem muitas funcionalidades. Definindo algumas palavras-chave, o relacionamento com o cliente pode ser otimizado. Então, explore ao máximo essa ferramenta. Oferecer promoções personalizadas, por exemplo, fica mais fácil quando os clientes já estão classificados. O tratamento com as pessoas também pode usar essas informações para conversar de maneira mais próxima ao cliente.

Poder observar essas classificações e usá-las para tratar seus compradores potencializa o processo de pós-venda. Com isso, fica muito fácil fidelizar os clientes, pois, ao se sentirem especiais, acreditam e confiam na marca.

O WhatsApp Business é uma ferramenta altamente eficiente para que organizações se comuniquem com seus consumidores. Usar a versão empresarial do aplicativo garante funcionalidades para que esse processo seja mais rápido, organizado e ainda transpareça confiança aos clientes.

Usá-lo para realizar vendas e pós-vendas é, com certeza, uma maneira de explorar o potencial da rede de mensagens!

E você, acha que o WhatsApp Business ajuda nos negócios? Comente com a gente se você acha que a alternativa ajuda na rotina de contato com os clientes. Queremos saber a sua opinião!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.