Vendas no dia dos namorados

Como aumentar as vendas no Dia dos Namorados em seu e-commerce?

As vendas no Dia dos Namorados são bastante importantes para os varejistas, já que o período é conhecido como um dos melhores para se fazer negócio.

No ano passado, esse feriado gerou pelo menos R$ 15,6 bilhões para as empresas do setor, o que representou uma alta de 2,2% nos resultados do comércio. Em tempos de crise, esses números são um ótimo sinal de que você deveria investir na data para alavancar os seus resultados.

Mas o que fazer para que o seu e-commerce tenha alta procura e consiga fazer muitas vendas no Dia dos Namorados? Selecionamos algumas dicas imbatíveis para ser bem-sucedido nesse período. Confira!

Invista na diversidade de produtos

Cada cliente tem expectativas diferentes em relação aos presentes de Dia dos Namorados. Por isso, ganham destaque aquelas lojas que conseguem oferecer ampla gama de produtos para tornar essa data ainda mais especial.

Mesmo que você ofereça apenas alguns itens para o seu nicho de mercado, essa é a época ideal para experimentar com kits customizados para atender à demanda do feriado ou mesmo para incluir alguns produtos que normalmente não disponibiliza na loja.

Esses esforços vão ajudá-lo a aumentar o ticket médio do seu e-commerce no Dia dos Namorados e chamarão atenção para a sua loja, mesmo daquelas pessoas que nunca fizeram uma compra com ela.

Aposte em marketing para o Dia dos Namorados

Não se esqueça de criar uma campanha de marketing exclusiva para o Dia dos Namorados. Para se beneficiar do aumento de vendas nesse período, mostrar que a sua loja preparou ofertas exclusivas e intensificar a presença nas redes sociais é fundamental.

Comece a fazer posts relacionados ao Dia dos Namorados com alguma antecedência, planeje uma sequência de e-mails marketing para chamar a atenção dos clientes ativos e ofereça cupons para quem visita a sua loja pela primeira vez. Tudo isso aumentará as chances de conversão nessa data comemorativa.

Planeje a entrega dos produtos

Ninguém quer entregar o presente do Dia dos Namorados atrasado, não é mesmo? Para garantir que atenderá bem os clientes você deve pensar em gestão de frete para conseguir garantir a chegada dos produtos com, pelo menos, um dia de antecedência.

Nessa época, há muito mais encomendas nos Correios ou demais transportadoras. Por isso, deve-se definir uma data limite para que os itens adquiridos possam chegar na casa do consumidor.

Investir em uma parceria com um fornecedor que garanta bom custo-benefício na entrega dos produtos e em recursos que aumentem a eficiência operacional nos seus galpões fará uma grande diferença para que consiga cumprir os prazos e aumentar a satisfação dos clientes que optaram por comprar na sua loja virtual.

Avalie a infraestrutura da loja

Para ter os resultados em vendas no Dia dos Namorados que a sua loja sempre sonhou, não se esqueça de testar o seu website com antecedência. Mesmo que ele funcione muito bem nos dias normais, você deve esperar uma alta no tráfego e se preparar para que a compra não se transforme em um transtorno na vida do consumidor.

Seja a venda em um marketplace ou em um e-commerce próprio, faça testes na sua infraestrutura para verificar se ela está adequada e consegue atender aos novos acessos, cadastros e compras.

Esteja preparado para fazer alguns investimentos em TI para se beneficiar da data comemorativa em questão.

Faça um controle minucioso do estoque

Controlar o estoque da sua loja é algo super importante em todos os momentos, mas em datas especiais como o Dia dos Namorados isso se torna ainda mais relevante. Afinal, nenhum estabelecimento quer deixar o cliente frustrado, por não encontrar o que deseja, não é mesmo?

Muitas pessoas deixam para fazer suas compras na última hora e se o seu armazém não estiver em sincronia com os produtos disponibilizados no e-commerce, isso pode significar um prejuízo, seja na aquisição de itens de reposição ou no cancelamento de uma compra, que pode danificar seriamente a sua reputação.

Antes de postar as promoções e ofertas para o Dia dos Namorados, tire um tempo para fazer um bom inventário de estoque e reponha os itens que sabe que são mais procurados nessa época do ano.

Aposte em embalagens exclusivas

Para que as ofertas de Dia dos Namorados na sua loja sejam tão atraentes quanto possível, uma boa ideia é agregar valor a elas com embalagens para presentes exclusivas e cartões com mensagens personalizadas.

Esse esforço vai garantir que quem escolhe comprar online um presente para a pessoa que ama obtenha um serviço completo e receba o produto pronto para presentear.

Se bem-planejado, esse esforço não sairá tão caro para o seu negócio quanto imagina e fará uma grande diferença na impressão que os clientes terão dos seus produtos.

Isso ajudará você a conquistar clientes tanto no Dia dos Namorados quanto fidelizá-los para que voltem a adquirir itens em seu e-commerce no futuro, quer seja nesse feriado no ano seguinte ou em outras datas comemorativas, como o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

Otimize o atendimento para as vendas de Dia dos Namorados

Com mais visitas e vendas nessa época do ano, é normal que a demanda por atendimento no seu e-commerce se intensifique. Clientes precisarão sanar dúvidas e até fazer solicitações de troca com mais frequência nesse período. Sendo assim, você deve estar preparado para atendê-los tão bem quanto em qualquer outro período do ano.

Uma maneira de fazer isso é criando um FAQ, com as perguntas mais comuns entre os seus usuários. Outra dela, é investindo na contratação temporária de profissionais de relacionamento para atender às solicitações com velocidade e precisão.

Para 2019, a estimativa é de um crescimento muito maior do que o obtido no ano passado nesse período (de cerca de 5,2%). Os cálculos, feitos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam otimismo, mas devem despertar também cautela em quem opera uma loja na internet.

Com a alta movimentação, serviços como o frete e produtos operacionais ou logísticos tendem a ficar mais caros, é preciso começar a se planejar o quanto antes para que esse crescimento represente um resultado positivo para a sua empresa.

Contudo, com as estratégias que mencionamos aqui, a tendência é que as vendas no Dia dos Namorados sejam excelentes para o seu negócio.

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