Saiba quais são as tendências de vendas para os próximos anos

Tendências de vendas: o que podemos esperar do mercado varejista em 2021? Como você já sabe, esse setor é um dos mais acelerados do Brasil e não para de inovar. Com a popularização de e-commerces e marketplaces, o panorama atual ficou diferente do que era há vinte anos.

As tendências, portanto, passam a ser adotadas pelos gestores com cada vez mais rapidez. E é importante ficar atento a elas. Para que o seu negócio consiga se destacar e estar sempre à frente da competição, é necessário agilidade na implementação das novidades desse mercado.

Confira quais são as tendências de vendas para os próximos anos e como elas vão impactar o seu negócio online.

Social selling: redes sociais como pontos de venda

Quem visita canais como o Instagram religiosamente sabe que o social selling não é exatamente uma novidade. Mas em 2021, com as mudanças e repaginações para tornar esse canal ainda mais voltado para as vendas, é impossível deixar essa tendência de lado.

Como o nome indica, social selling (venda social) é construir relacionamentos para vender mais aos consumidores, utilizando as redes sociais. Elas sempre foram fundamentais na presença digital das marcas, mas viraram vitrines nos últimos anos. Logo, nada mais natural que essa tendência siga forte para o próximo ano.

Portanto, se você já está no Instagram, no LinkedIn e no Facebook, é hora de ver o conteúdo que publica e se ele está pronto para funcionar como ferramenta de social selling. Garantimos que olhar para esse lado do seu marketing digital com mais carinho só vai trazer bons resultados!

Transformação digital: tecnologia para empoderar o e-commerce

A transformação digital em vendas, que já vem acelerada nos últimos anos, tem tudo para continuar crescendo em 2021. A modernização dos processos e operações de negócios movida pela tecnologia, também conhecida como transformação digital, tem tudo para impactar cada vez mais áreas do seu negócio, de maneiras surpreendentes.

Pense, por exemplo, em recursos como a Inteligência Artificial em vendas online. Por garantir desde recomendações de produtos até a prospecção de clientes, a IA está se tornando um recurso cada vez mais popular.

É hora de revisar seus processos e ver quais gargalos estão atrapalhando as vendas no seu e-commerce, sempre procurando tecnologias que possam ajudar a reduzir os problemas.

Marketplace: a sua vitrine virtual em lojas de grande porte

As vendas em marketplace continuam firmes no ano de 2021. Esses sites de comércio eletrônico que conectam vendedores e compradores estão dominando o mercado online. No Brasil, já são utilizados por 95% dos consumidores.

Com a pandemia de coronavírus e a popularização das compras online para manter o distanciamento social, a tendência é que continuemos vendo crescimento nesse setor, já que mais de 44% dos entrevistados que já utilizaram marketplace planejam continuar apostando nessas plataformas.

Vendas a distância: impacto da pandemia de Covid-19

Não são só os marketplaces que crescem impulsionados pela pandemia de coronavírus. Vendas a distância é outra novidade que toma o mercado. 

Segundo o estudo “Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”, mais de 76% das empresas já adotaram o trabalho remoto durante a pandemia e tiveram que rever processos para continuar vendendo, mesmo a distância.

E aí, gostou de conhecer essas tendências de vendas para os próximos anos? Ficar de olho é uma maneira de se colocar à frente da concorrência, por isso, não deixe de acompanhar as novidades sobre e-commerce sempre que possível.

Gostou do conteúdo? Conhece alguma tendência que esquecemos de mencionar aqui? Deixe um comentário!

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