repasses marketplace

Entenda como funciona o repasse dos marketplaces!

Muitas pessoas que trabalham nos marketplaces ainda sentem dúvidas sobre a efetivação dos pagamentos. Afinal, nas lojas físicas, pode-se contar com o dinheiro já no momento da geração da receita — considerando as vendas feitas à vista, em espécie.

Nos marketplaces, por outro lado, há datas específicas para efetuar os repasses. Em alguns casos, a espera para receber o dinheiro pode ser de 30 dias ou mais. Por isso, convém conhecer os métodos de pagamento das principais opções do Brasil antes de escolher um local para hospedar a sua loja virtual.

Neste post, mostraremos como funcionam os repasses dos principais marketplaces. Leia e aproveite essa ideia!

B2W

A B2W é um marketplace responsável por sites bem conhecidos: Americanas, Submarino e Shoptime. Ela realiza os repasses em dois pagamentos mensais, considerando sempre o mês anterior: o primeiro é feito no dia 05 para produtos enviados entre o dia 01 e 15; o segundo é efetuado no dia 20, para produtos enviados entre o dia 16 até o último dia do mês.

Podemos usar o seguinte exemplo: caso uma venda tenha sido feita no dia 25/07 e o envio tenha sido registrado no dia 02/08, a loja receberá o pagamento no dia 05/08. Entre o envio e o repasse, transcorrerão 33 dias.

Porém, no caso de uma venda que aconteça no dia 12/09 e o envio seja feito em 18/09, o pagamento será realizado no dia 20/10. Terão transcorridos 32 dias a partir do envio do produto.

Esses valores podem ser recebidos em outras datas, com a incidência de taxas específicas dependendo da forma de pagamento do consumidor. Dessa maneira, fica garantida a antecipação dos repasses se a empresa tiver necessidade do dinheiro.

Mercado Livre

O Mercado Livre trabalha com três pacotes de pagamentos mensais:

  • o primeiro pagamento é efetuado no dia 20, para produtos entregues entre o dia 01 e 10 do mesmo mês;
  • o segundo pagamento é efetuado no dia 30, para produtos entregues entre os dias 11 e 20 do mesmo mês;
  • o terceiro pagamento é efetuado no dia 10, para produtos entregues entre os dias 21 e 30 do mês anterior.

Por exemplo, caso uma mercadoria seja entregue no dia 08/09, o pagamento é liberado no dia 20/09, ou seja, com 12 dias de espera. Se a entrega for feita em 15/12, o pagamento é feito em 30/12, com 15 dias de espera. No caso de a mercadoria ser entregue no dia 23/03, o pagamento seria cumprido em 10/04.

Se sua conta for usada somente para vendas pontuais, os repasses ocorrem de outro modo. Se o frete ocorreu via Mercado Envios, o dinheiro da venda é liberado 2 dias após a entrega. Em outros métodos, o pagamento dependerá da confirmação do consumidor ou após um período de 21 dias (o que acontecer primeiro).

Carrefour

O marketplace Carrefour realiza dois ciclos de pagamento. No primeiro, o repasse acontece no dia 20 para entregas recebidas entre os dias 26 e 10. No segundo ciclo, o pagamento ocorre no dia 10 para entregas recebidas entre os dias 11 e 25.

Por exemplo: caso uma mercadoria seja entregue no dia 28/10, o pagamento será liberado no dia 20/11; se a entrega for efetivada em 05/11, o repasse também será feito no dia 20/11. Assim, há um período de espera de 23 dias para o primeiro caso e de 15 dias para o segundo.

Em relação ao segundo ciclo, se uma mercadoria for entregue no dia 12/10, o repasse será feito em 10/11. O mesmo ocorre se o produto for entregue no dia 25/10. Assim, o tempo de espera é de 29 dias no primeiro caso e de 16 dias no segundo.

Cissa Magazine

Existem 4 ciclos de pagamento no Cissa Magazine:

  • o primeiro é efetuado no dia 24 para produtos enviados entre os dias 02 e 09 do mesmo mês;
  • o segundo é realizado no dia 01 para produtos enviados entre os dias 10 e 17 do mês anterior;
  • o terceiro é realizado no dia 09 para produtos enviados entre os dias 18 e 24 do mês anterior;
  • o quarto é realizado no dia 17 para mercadorias enviadas entre os dias 25 do mês anterior e o dia 01 do mês atual.

Amazon, Zoom e Walmart

Na Amazon, o pagamento é feito a cada 15 dias. É possível fazer o monitoramento dos valores e das datas definidas para os repasses seguintes por meio da Amazon Seller Central.

Já no caso da Zoom, ele acontece em ciclos semanais, podendo ser realizado 30 dias depois da aprovação do pedido ou 10 dias após a entrega ser feita. A forma de pagamento fica registrada em contrato.

No Walmart, os repasses são efetuados no dia 10 do mês seguinte ao fechamento, considerando o ciclo entre os dias 26 de um mês a 25 do outro — por exemplo, entre 26/08/2018 a 25/09/2018, com pagamento realizado em 10/10/2018.

Via Varejo (Cnova) e Dafiti Magazine

O Via Varejo (antes chamado Cnova) é o marketplace responsável pelos sites das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com. Ele efetiva o repasse em três lotes mensais, a cada 10 dias: nos dias 5, 15 e 25 de cada mês.

Já na Dafiti, o pagamento é feito no último dia do mês. Assim, o dinheiro referente às vendas efetuadas entre os dias 10/09 a 09/10 de outubro será recebido em 30/10.

Madeira Madeira, Netshoes e Magazine Luiza

No caso desses markeplaces, a questão é bem simples. O repasse no Madeira Madeira é feito duas vezes por mês, a cada 15 dias. Na Netshoes, o pagamento é liberado nos dias 05 e 20 de cada mês. Já no Magazine Luiza, ele pode ser realizado uma vez por mês ou em todas as sextas-feiras, a depender do contrato.

Como vimos, a data de pagamento varia conforme o marketplace utilizado. Por isso, é importante contar com uma integradora a fim de gerenciar pedidos, cancelamentos, controle de SAC e, principalmente, para monitorar os repasses dos diferentes canais de venda online e conciliar o fluxo de caixa com esses pagamentos.

Gostaria de participar de um marketplace e contar com o suporte de uma integradora? Então, siga-nos no Facebook, Twitter e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.