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Por que utilizar uma plataforma para marketplace? Conheça as vantagens!

Atualmente, se existe algo no mercado digital que tem ganhado cada vez mais espaço e relevância é a plataforma para marketplace. No mesmo sentido, ela também se mostra como uma excelente opção para a expansão dos negócios, devido ao grande alcance que é capaz de proporcionar.

Neste post apresentamos a importância e a necessidade de uma plataforma para facilitar a gestão de marketplaces, assim como suas vantagens e as principais dicas para você escolher a que melhor se encaixa em seu modelo de negócio. Confira!

Qual a importância de uma gestão eficiente na loja virtual?

Anunciar produtos em vários sites e receber pedidos de diversas origens é uma estratégia que demanda o gerenciamento de maneira constante e simultânea, de uma série de serviços e referências, tais como:

  • dados de estoque;
  • informações dos consumidores;
  • códigos de rastreio;
  • indicadores financeiros;
  • prazos de envio;
  • estabilidade de servidores e webservices, entre outras.

Embora estes sejam apenas alguns exemplos de aspectos que o lojista precisa monitorar para dar conta de tantos detalhes, a única opção é executar um controle integrado, em apenas um lugar— a plataforma para marketplace.

Afinal, o que é uma plataforma para marketplace?

Trata-se de uma base, no ambiente virtual, que agrupa diversos vendedores. Por sua vez, esses “sellers” contam com um espaço em que apresentam seus produtos e ofertas. Podemos comparar a um shopping center, porém, no mercado on-line, cada seller tem uma loja alugada ou, no caso das plataformas, paga-se ao marketplace um percentual pelas vendas.

Na maioria das vezes, os marketplaces apenas oferecem o espaço e deixam a implementação do produto na plataforma por conta das empresas. Em outros casos, os próprios marketplaces cadastram mercadorias e até promovem ações de divulgação na internet, por meio de uma buy box.

Quais as vantagens de utilizar essas plataformas?

Agora que você já sabe o conceito e a importância de uma plataforma para marketplace, apresentamos em seguida os principais benefícios de contar com uma.

Mais visibilidade

No mundo das vendas e do marketing digital, visibilidade é tudo, porque só assim é possível que cada vez mais clientes encontrem seu produto. Uma dos caminhos para atingir esse objetivo é investindo em uma plataforma de marketplace que tenha certa relevância no mercado.

Em outras palavras, ao inserir um produto em um shopping virtual, as chances de ser encontrado por clientes que buscam mercadorias semelhantes às suas aumentam consideravelmente.

Maior facilidade de gestão

Em alguns casos, é possível até mesmo gerar relatórios com informações importantes que, certamente, ajudarão em reuniões e discussões com o seu time de vendas.

Sendo assim, você consegue poupar tempo no levantamento dos dados e, consequentemente, ganha espaço para direcionar seus esforços para a análise dessas métricas e para o planejamento de ações efetivas.

Custo baixo

O maior motivo para isso é que não há necessidade de o empreendedor adquirir um domínio ou arcar com as despesas com a manutenção de um site de e-commerce. Isso porque, você compartilha com diversas outras empresas um espaço em um shopping on-line, em vez de ter o seu próprio negócio virtual.

Justamente por isso, o custo fixo para investir em uma plataforma para marketplace é muito mais baixo quando comparado a outros meios de vender pela internet. Por fim, a forma de cobrança mais usada por essa ferramenta é ficando com uma pequena porcentagem de cada compra concluída nas empresas cadastradas. Em alguns casos, a cobrança é por meio de uma pequena mensalidade de manutenção.

Coleta de dados mensuráveis

Outra vantagem importante da plataforma para marketplace diz respeito à mensuração de resultados. Isso porque, ao realizar suas vendas on-line em uma ferramenta desse tipo, é possível visualizar todos os dados mensuráveis referentes ao faturamento da empresa e ao nível de interação dos usuários. Com isso, fica bem mais fácil perceber erros e acertos nos cadastros dos seus itens, como:

  • quais imagens mais atraem o público;
  • quais descrições estão melhores formuladas;
  • quais mercadorias vendem mais.

Quais as dicas para escolher a melhor plataforma?

Hoje em dia, em meio a tantas opções disponíveis no mercado, é natural enfrentar dificuldades para escolher a solução com maior eficiência e melhor relação custo-benefício. Diante disso, apresentamos alguns dos fatores mais importantes a serem considerados na hora de decidir pela melhor plataforma para marketplace.

Cheque as funcionalidades

No ambiente virtual, existe uma grande variedade de marketplaces que englobam um determinado nicho de mercado. Por isso, é fundamental identificar quais funcionalidades essas plataformas têm para oferecer e, principalmente, se elas atenderão às suas necessidades.

Uma boa dica é se informar sobre como é o processo de compra do seu potencial cliente, antes mesmo de pesquisar qual a melhor plataforma para marketplace. Afinal, com dados em mãos, fica mais fácil determinar quais funções serão exigidas a fim de proporcionar a melhor experiência de compra ao seu público.

Veja o repasse

Compare as comissões que cada plataforma para marketplace cobra por venda. Até porque, em média, elas podem variar de 12% a 17%.

Além disso, simule e verifique qual tipo de remuneração é a mais coerente com a intensidade de uso da plataforma e o seu volume de vendas. Agir assim assegura que você não enfrentará gastos desnecessários no seu empreendimento.

Avalie o atendimento e suporte

De fato, ninguém quer enfrentar problemas, mas caso eles aconteçam é fundamental agir rápido. Diante disso, não deixe de considerar se o serviço contratado disponibiliza canais de comunicação ágeis e eficientes.

Procure notar se há alguma diferença no nível de atendimento antes da contratação do serviço e após a efetivação das primeiras vendas. Da mesma forma, analise em quanto tempo os tickets de suporte são solucionados e fique de olho em qual é o grau de transparência da organização em caso de falhas.

Observe as otimizações de SEO

A verdade é que, caso a plataforma escolhida tenha muitos usuários e seja conhecida, as chances de você aumentar sua base de clientes são grandes.

Entretanto, além disso, os melhores marketplaces devem ser referências em SEO (otimização para mecanismos de busca) e, por isso, são aqueles que conquistam um bom posicionamento nos buscadores da web.

Confira os serviços oferecidos

É preciso observar se a plataforma para marketplace que você tem interesse em contratar só conecta seu e-commerce aos grandes sites varejistas, ou se ela oferece serviços complementares, como controle de estoque, emissão de Nota Fiscal e contrato com os Correios, por exemplo.

Avalie os principais processos que compõem a rotina do seu negócio e verifique se eles podem ser barateados ou simplificados com o uso de uma plataforma. Dessa forma, será possível refinar drasticamente a busca pelo serviço ideal.

Por fim, você deve ter em mente que uma boa plataforma para marketplace é aquela que oferece ao seu negócio todas as ferramentas para atingir mais compradores, aumentar suas vendas e transformar seus resultados.

Connect Hub é um integrador de marketplaces, que permite em poucos cliques cadastrar seu catálogo de produtos para vender nas principais lojas do Brasil. Oferecemos um ambiente altamente seguro e controlado, monitoramento de todas as integrações, painel gerencial com fácil importação e exportação; além de login único e centralizado com visão multilojas.

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