Conheça as vantagens de se vender em marketplace para pequenas empresas!

Os donos de pequenas empresas que vendem apenas em loja física ou que já trabalham com e-commerce, mas ainda não operam nos melhores marketplaces do Brasil, estão perdendo inúmeras chances de melhorar seus resultados. Afinal, estamos falando de plataformas que são uma ótima maneira de gerar mais crescimento em um pequeno negócio.

Por isso, neste post, apresentaremos em que consiste as vendas em marketplaces e as vantagens de contar com mais esse canal de vendas. Continue a leitura e confira!

O que são as vendas em marketplaces?

A comercialização de produtos e serviços em um marketplace nada mais é do que vendê-los em uma loja virtual. Nesse modelo de negócios, não há participação de intermediários, uma vez que ele conecta diretamente cliente e fornecedor.

Funcionamento

A pessoa interessada em adquirir qualquer produto ou serviço no marketplace consegue examinar um catálogo on-line, encomendar um item, realizar transações financeiras, verificar o status da compra etc.

Dessa forma, as conversões são processadas pelo operador do marketplace, que depois repassa ao lojista a porcentagem acertada do valor das vendas. Tanto o armazenamento quanto a logística de entrega são atribuições da empresa que comercializou os itens vendidos.

Principais características

Geralmente, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possível. No entanto, também existem marketplaces especializados em apenas um segmento, como viagens, hotéis, alimentação e roupas.

Quais as vantagens desse canal de vendas para as pequenas empresas?

Principalmente em tempos turbulentos, como o que estamos vivendo, investir nesse modelo pode ser um ótimo negócio. Afinal, no Brasil, as vendas on-line cresceram 23% somente no primeiro trimestre de 2020. Trata-se, portanto, de um mercado que não deve ser desprezado, especialmente pelos benefícios que os marketplaces proporcionam às pequenas empresas. Veja os principais a seguir.

Maior acesso aos clientes

Conquistar acessos em uma loja virtual individual é muito mais difícil do que em um marketplace. Além disso, com as métricas e os KPIs disponíveis, é possível acompanhar tendências, identificar as melhores práticas e obter soluções para os desafios que possam prejudicar o desempenho das vendas.

Melhor visibilidade para a empresa

Nos marketplaces, os produtos ou serviços ficam expostos em “vitrines” que, todos os dias, são vistas por milhares de consumidores. Por mais que uma pequena empresa esteja inserida no mesmo espaço que seus concorrentes, os usuários passam a conhecê-la melhor e a comprar mais com ela.

Ampliação do público consumidor

Com o aumento do número de pessoas em contato com os produtos ou serviços de pequenas empresas que aderem aos marketplaces, há a possibilidade de alcançar consumidores que, em um primeiro momento, não seriam atingidos. Isso ajuda na diversificação do público-alvo e faz com que a base de clientes possa crescer.

Aumento do volume de vendas

O simples fato de uma pequena empresa estar presente em um marketplace já significa que ela venderá mais. Isso acontece porque uma coisa puxa a outra, ou seja, a marca vende mais em função do aumento da visibilidade, do maior acesso aos clientes e da ampliação do público consumidor.

Por fim, é preciso ter em mente que contar com um bom integrador de marketplaces, como a plataforma da Connect Hub, é a melhor solução para as pequenas empresas que já estão inseridas em alguma plataforma ou que desejam ampliar ainda mais seus resultados.

Se você gostou dessas dicas e quer conhecer melhor a nossa solução, entre em contato conosco agora mesmo. Ter a chance de formar uma parceria de sucesso com o seu negócio será incrível para nós!

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