marketplace Mercado Livre

Saiba agora mesmo como funciona o marketplace Mercado Livre

O marketplace Mercado Livre é um dos e-commerces mais relevantes da América Latina, tanto em volume de vendas e acessos quanto em termos de usuários.

Divulgar produtos e anunciar na plataforma é algo extremamente simples, visto que não é preciso compreender aspectos extremamente técnicos para criar uma loja virtual e tampouco entender de programação.

Trata-se de um site que permite que qualquer pessoa comece a vender pela internet e, assim, obter uma renda extra.

Apesar do enorme sucesso, alguns adeptos ficam em dúvida se o marketplace é confiável e seguro — justamente por lidar com pessoas físicas —, e, por isso, têm um certo receio de comprar produtos por meio do Mercado Livre.

Neste artigo, você vai saber o que é o marketplace Mercado Livre e como ele funciona para o vendedor. Confira!

O que é o marketplace Mercado Livre

Estamos falando de uma empresa de tecnologia que oferece uma plataforma com os serviços necessários para que as pessoas consigam fazer a gestão de seus negócios na internet, com o objetivo de democratizar o e-commerce. Assim, elas têm a chance de:

  • vender;
  • comprar;
  • pagar;
  • enviar;
  • anunciar.

Qual é a história do Mercado Livre

A história do marketplace começou em 1999, na Universidade de Stanford. Marcos Galperin, um aluno de MBA da instituição de ensino, juntou-se a um time de empreendedores — entre eles, Stelleo Tolda — à procura do sonho de revolucionar todo o e-commerce na América Latina.

Munidos de mais paixão do que recursos, o grupo trabalhou para colocar em prática o plano do empresário: criar um site de comércio eletrônico que viabilizaria a qualquer pessoa anunciar e comprar produtos.

O que é o Mercado Livre nos dias de hoje

Atualmente, o Mercado Livre opera em 18 países, mas foi criado na Argentina. É o maior marketplace da América Latina, aglutinando milhões de compradores e vendedores em tempo real por meio de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços.

Um dado importante a se destacar é que 90% dos itens vendidos são novos. Além disso, o site registra nove vendas e seis mil buscas por segundo. Esses números causam um impacto direto na economia do Brasil, onde mais de 111 mil pessoas têm o Mercado Livre como fonte de renda única ou principal.

Segundo dados da própria empresa, no país, são 15.480 vendedores com faturamento que permite sustentar 98.648 postos de trabalho. São números que representam uma fatia de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Como é o funcionamento do marketplace Mercado Livre

A principal unidade de negócios abriga os marketplaces com a descrição de produtos, em que a jornada de compra acontece por completo dentro da plataforma.

Da mesma maneira, a unidade abriga a área de Classificados — ou seja, serviços, veículos e imóveis —, que acontece fora da plataforma e não há cobrança de comissão pelas vendas.

Por sua vez, o Mercado Livre é o único marketplace a permitir que o comprador faça uma reserva de sua moto ou carro a partir de um pagamento de sinal, serviço chamado de Reserva Online. Isso facilita bastante a negociação tanto para quem compra quanto para quem vende por meio da plataforma.

Como o marketplace Mercado Livre funciona para o vendedor

O processo para quem quiser tornar-se um usuário do marketplace Mercado Livre é muito simples. Para tanto, basta clicar na opção “Cadastre-se” e preencher poucos dados.

No entanto, caso você já tenha uma loja física ou uma empresa com uma trajetória e tem expectativas de continuar a expansão em um curto prazo, considere a possibilidade de se registrar na plataforma como pessoa jurídica, para o qual deverá apenas preencher alguns dados a mais.

O que é necessário cadastrar

Para pessoa física, basta o preenchimento de nome, sobrenome e e-mail. Depois, é preciso apenas criar uma senha. Para pessoa jurídica, os dados são um pouco diferentes, como CNPJ e Razão Social.

Quais são as exigências

Entre os principais requisitos para ter uma conta de acesso ao marketplace Mercado Livre, assim como o direito a alguns benefícios, estão:

  • o produto deve ser legalizado e respeitar as Políticas para Cadastramento de Produtos e os Termos e Condições do Mercado Livre;
  • o vendedor deverá estar em um dos níveis de reputação para ter direito à cobertura em caso de contratempos;
  • não é possível combinar várias ofertas de diversos produtos, mesmo que sejam de um mesmo vendedor. Cada caso é tratado separadamente.

Qual é o percentual para o Mercado Livre

São diversas as opções de planos que o usuário tem a escolha de pagar para anunciar e vender seu produto. Entretanto, é preciso ter em mente que esses custos trazem impacto direto sobre a duração, localização e exposição do item dentro do Mercado Livre.

Dessa forma, é aconselhável que o usuário escolha o tipo de publicação que melhor se adapte às suas possibilidades financeiras e às características do item a ser comercializado.

Por exemplo, se o produto for algo muito procurado, como smartphones, certamente será preciso investir mais do que para itens sem muita demanda ou aqueles mais exóticos, devido à concorrência.

Apesar de o vendedor ter a possibilidade de publicar e vender sem ter que pagar nada, esse é o anúncio com menos exposição e o mais curto.

Assim, é difícil se sobressair diante da grande quantidade de produtos do site. Normalmente, os tipos de anúncio e seus respectivos percentuais são:

  • anúncio Clássico: 11% + R$5,00 por unidade vendida;
  • anúncio Premium: 16% + R$5,00 por unidade vendida.

Contudo, vale muito a pena conhecer e verificar os custos envolvidos em uma loja integrada de marketplaces.

Agora que você conhece todas as características do marketplace Mercado Livre, destacamos a importância de um vendedor que quer aderir ao e-commerce conhecer as diferentes opções para avaliar se alguma delas atende às suas necessidades.

Além disso, é preciso contar com uma empresa cujas soluções permitem um início promissor dessas vendas. Sendo assim, convidamos você a entrar em contato conosco agora mesmo para conhecer as nossas soluções em e-commerce e marketplace! Teremos muito prazer em atendê-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.