Marketing sazonal: 5 dicas para vender mais no e-commerce em datas comemorativas

Como o nome já indica, marketing sazonal é aquele que contempla períodos específicos do ano com uma estratégia diferenciada. Pense, por exemplo, nas campanhas de Natal feitas pelos e-commerces de todo o Brasil. Isso é marketing sazonal e existem muitos motivos para usar a estratégia.

Você já deve ter notado, por exemplo, que a sua loja não recebe a mesma quantidade de tráfego o ano todo. Períodos como a Black Friday, festas de fim de ano e outros momentos especiais para o seu consumidor são quando a página recebe mais acessos.

Como a sua loja pode se beneficiar disso? Confira as nossas dicas para vender mais no e-commerce em datas comemorativas! 

1. Acompanhe as métricas da sua loja

Entre as métricas da sua loja, há outros dados que flutuam conforme o período do ano, não apenas o número de visitantes que ela recebe. A quantidade de vendas, de conversões nas suas campanhas e de tempo que o cliente passa na sua página são importantíssimos para que você consiga definir uma boa estratégia de marketing sazonal.

Por isso, o primeiro passo para acertar e aumentar as vendas do e-commerce com promoções e ofertas especiais é olhar para os dados. Eles vão dizer quando é o melhor momento para fazer marketing sazonal e até quais produtos devem fazer parte da sua campanha.

2. Defina um cronograma de estratégias sazonais

Munido dos dados sobre a visitação e o uso da loja, é hora de montar um cronograma com os melhores períodos do ano para as vendas. Use ferramentas gratuitas, como as agendas do Google Calendar, para se organizar ao redor de datas comemorativas. Ciente de quando é hora de agir, você estará pronto para traçar as estratégias específicas de cada campanha.

3. Foco no planejamento de campanha

As campanhas de marketing sazonal precisam ser muito bem planejadas para funcionarem para um e-commerce. Se há oferta de descontos, por exemplo, o vendedor precisa ter uma ponte com o fornecedor para garantir a disponibilidade de produtos pelo mesmo preço. Isso demanda muita organização. Por isso, o planejamento de campanha deve começar com antecedência. Assim, ao longo do período dela, você terá tempo de analisar e acompanhar os resultados.

4. Seja criativo nas suas campanhas

Os nichos de e-commerce compartilham características em comum, por isso, é provável que uma boa semana para a sua loja impacte também os resultados do seu concorrente. Feriados nacionais são um ótimo exemplo disso. Não dá para apostar na ideia de que você terá a única ou mesmo uma das mais populares campanhas de Natal.

A criatividade vai ser o divisor de águas. Pense bem as suas campanhas, analise como elas se adéquam ao seu público-alvo e capriche na apresentação. Quanto mais convidativa a sua campanha sazonal, maiores as chances de sucesso.

5. Fique de olho nas tendências de busca

Todo mundo que trabalha com e-commerce sabe que o SEO é um dos maiores aliados que a sua empresa tem para vender mais. Por isso, durante a sua campanha sazonal, fique de olho nas tendências de pesquisa que conduzem visitantes ao seu website. Elas o ajudarão a construir campanhas mais bem-sucedidas no futuro.

O marketing sazonal é uma excelente oportunidade para sua empresa aumentar as vendas. Contudo, é preciso ficar atento aos desafios que vêm com essa oportunidade. Sem um bom benchmarking de concorrentes, por exemplo, a sua empresa pode encontrar problemas em obter sucesso com o marketing sazonal. 

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