Como utilizar inteligência artificial em marketpace? Descubra!

Compreender o cliente é fundamental em todo tipo de negócio, afinal vendas demandam excelentes engajamentos entre as partes. Hoje em dia, é possível utilizar a inteligência artificial para se aproximar ainda mais dos consumidores. Isso é feito com a obtenção de dados que avaliam cada reação e atitude do público, criando perfis precisos.

Com as ferramentas e possibilidades que esses recursos trazem aos negócios, é facilitada a obtenção de informações valiosas, como os produtos desejados pelo cliente ou as abordagens que determinados perfis pedem em cada situação. Assim, é possível atendê-los da maneira mais personalizada possível. Saiba mais a respeito a seguir!

Entenda melhor o conceito de inteligência artificial

No setor tecnológico, inteligência artificial representa um recurso extremamente bem-sucedido ultimamente. De maneira geral, ela está ligada à presença de estruturas inteligentes conectadas a aplicativos, programas ou dispositivos.

As estruturas em questão apresentam grande similaridade com a nossa inteligência. Porém, as possibilidades e o campo atingido pela inteligência artificial são muito superiores, otimizando cada ação e resultado. Pode-se defini-la, ainda, como o setor da computação que multiplica nossa capacidade de pensar e solucionar problemas.

Veja como a IA pode ser aplicada aos marketplaces

Nos marketplaces, frequentemente enfrentamos problemas simples, porém constantes. Um deles é a manutenção do balanço da oferta e da procura: quem vende atrai quem compra; e quem compra acaba atraindo um número maior de vendedores, repetindo-se esse ciclo de modo progressivo. É aí que atua a inteligência artificial.

Gerar a maior automatização possível em ações que se repetem continuamente otimiza o nível de qualidade dos dois lados: de quem vende e de quem compra. A IA pode ser aplicada de diversas formas em um marketplace, como nas recomendações dos produtos e na detecção de um padrão de consumo do cliente para oferecer itens relacionados ao seu histórico.

Outra função da inteligência artificial nesses ambientes se refere ao anúncio personalizado. A empresa anuncia no marketplace, municiada de dados que já reuniu sobre públicos bem específicos. Seu negócio pode também se valer do preço sugerido: um produto novo é precificado automaticamente, tendo como base outros já existentes.

Sem contar o assistente online ou virtual, atuantes em muitos comércios eletrônicos há algum tempo. Em breve, esses chats inteligentes estarão fortemente atuantes em marketplaces. Outro exemplo é a pesquisa feita por voz, na qual i computador “aprende” a detectar o que o cliente “fala” durante sua busca.

Descubra alguns benefícios da IA nos marketplaces

Entre as grandes vantagens do uso da inteligência artificial naqueles ambientes, as tarefas automatizadas valem ser destacadas. O recurso otimiza cada processo repetitivo relacionado à administração da relação entre vendedor e consumidor.

A IA pode minimizar gastos para todos. Para começar, quem detém esse recurso precisa de um número reduzido de colaboradores para manter a atividade. Além disso, quem fornece algum produto não precisa anunciar indiscriminadamente: basta focar a divulgação em seu próprio espaço. Dessa forma, o cliente também não gasta tanto tempo procurando uma solução.

As experiências de compra também são muito favorecidas para o consumidor. Isso é feito pela absorção de informações mais eficiente que a inteligência artificial permite. Com tanta rapidez e eficácia, as possibilidades nos marketplaces se multiplicam. O público fica ainda mais satisfeito, gerando mais vendas e atraindo mais vendedores para a plataforma.

Podemos perceber que o uso da inteligência artificial nos marketplaces é extremamente vantajoso. Diversos processos são automatizados, pesquisas e análises sobre consumidores são otimizadas e o recurso ajuda a todos os envolvidos. A tendência é que, cada vez mais, surjam melhorias desse tipo nos marketplaces.

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