Por que você deveria utilizar um integrador de marketplace?

Os marketplaces têm se tornado uma boa opção para os empreendedores que visam ampliar o negócio ou aumentar a captação de clientes. O incremento na visibilidade que essas plataformas apresentam é um notável atrativo — e o baixo custo inicial é também um fator fundamental.

Outro detalhe que promove o negócio é a simplicidade para começar as vendas nessas plataformas, o que faz com que os comerciantes estejam presentes, frequentemente, em mais de uma. Contudo, com o tempo, fica mais difícil administrar tantos marketplaces no mesmo período.

Nesse sentido, uma solução que vem obtendo cada vez mais apreciadores é o integrador de marketplaces. Mas, você já sabe exatamente do que estamos falando?

Neste artigo, confira quais são as vantagens desse tipo de plataforma e como usá-la para aumentar as vendas. Preparado? Então, vamos à leitura!

O que é um integrador de marketplaces?

O integrador de marketplaces é uma plataforma que descomplica a entrada e a coordenação de lojas virtuais dentro desse modelo de negócio.

Por meio dele, os vendedores simplificam a integração entre várias lojas, importando os pedidos, alterando os preços de forma centralizada e conduzindo todos os fatores pertinentes para a marca.

A integração tem duas finalidades: facilitar o cadastro das mercadorias em todos os canais e assessorar na gestão do movimento dos pedidos.

Algumas empresas qualificadas em integrar sua empresa com os marketplaces também se situam de outro modo. Elas apresentam alguns projetos específicos aos seus clientes, que desfrutarão de reduções na comissão, mais anúncios dentro dessas plataformas, entre outras vantagens. É cobrada uma taxa de gerenciamento para esse tipo de serviço, porém, é preciso avaliar o custo-benefício.

Além de proporcionar informações favoráveis sobre o seu negócio, o integrador de marketplaces é capaz de conciliar o estoque disponível em uma única ferramenta — ideal para os empreendimentos que estão inseridos em mais de um marketplace, além de evitar que se tenha rupturas constantes do estoque.

Isso porque a plataforma organiza e destaca cada estoque para cada marketplace, conseguindo, até mesmo, encaminhar mais produtos para um site em vez de outro.

Quais são os benefícios da integração com o marketplace?

Você certamente compreendeu como funciona e qual é a importância de integrar seu negócio com os vários marketplaces disponíveis no mercado, não é mesmo? De agora em diante, indicaremos 4 benefícios que essa integração lhe proporcionará. Confira:

1. Infraestrutura do site por conta do marketplace

Quando você entende que é chegado o momento de abrir um e-commerce, precisa se preocupar com vários pontos, como precificação, logística, marketing e, principalmente, infraestrutura do site.

Ao fazer a incorporação da sua loja virtual em um certo marketplace, esse detalhe não necessitará mais de tal atenção, já que a empresa incumbida pela plataforma assegurará que todas as aplicações referentes à estruturação do site estejam com o desempenho correto.

2. Otimização do SEO do seu e-commerce

Pesquisar informações relevantes sobre os produtos, fabricantes e mais uma sequência de motivos de interesse é um hábito cada vez mais corriqueiro entre os consumidores.

Desse modo, ter um bom posicionamento nos principais mecanismos de busca — Google, Bing, etc. — pode aumentar as suas chances de finalizar uma venda.

Para conquistar ainda mais visitantes e, como resultado, aumentar as vendas, os marketplaces aperfeiçoam suas plataformas de acordo com os métodos mais modernos usados no mercado digital. Com o SEO aprimorado, todas as lojas que estiverem inseridas nessas ferramentas têm mais chances de conquistar um bom ranqueamento.

3. Gestão dos recursos centralizada

Algumas empresas buscam realizar a integração não só com uma plataforma, mas com várias — e isso pode ser algo complicado. Lidar com a gestão de diferentes recursos de diversas fontes pode se tornar um pesadelo em vez de parte essencial do seu planejamento.

Sem um integrador, o lojista terá que acessar cada plataforma diariamente para verificar como andam o estoque e os pedidos. Essa ação de ir e vir pode ser comparada a ter várias empresas que precisam ser administradas ao mesmo tempo, concorda? É um trabalho imenso.

Por outro lado, com um integrador, essas ações serão simplificadas, visto que ele apresentará em um único lugar todos os recursos que foram distribuídos para as plataformas de marketplaces. Essa gestão centralizada otimizará ainda mais a produtividade da sua equipe e dará mais economia financeira para sua empresa.

4. Diversidade de públicos e expansão do nicho

No decorrer deste artigo, destacamos diversas vezes como a abrangência e a visibilidade do marketplace são aspectos vantajosos para a sua marca.

Além disso, os marketplaces podem fazer com que mais consumidores sejam atraídos à sua empresa. O mercado está em mudança contínua e, frequentemente, nossas buscas têm de ser atualizadas e precisam tempo para ocorrer. Em outras palavras, o marketplace dará a oportunidade para que novos clientes ou públicos com qualidades diferentes de um mesmo nicho apareçam em sua loja.

Quais são os cuidados necessários ao escolher um integrador de marketplaces?

Se você se interessou em efetivar a integração do seu e-commerce com o marketplace, mas não possui um investimento inicial alto, contratar uma empresa qualificada é o único caminho! Todavia, algumas dúvidas surgirão quanto à preferência pelo melhor parceiro tecnológico.

Por isso, oferecemos a seguir algumas dicas do que avaliar antes mesmo de escolher uma empresa. Veja:

Estabilidade

O integrador deve ter como característica a estabilidade do serviço, já que, no comércio digital, o funcionamento é integral — ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Vários canais de atendimento

Como citado previamente, o comércio digital tem seu funcionamento feito de maneira contínua e, assim como uma venda pode ser feita a qualquer momento, um problema com a plataforma também pode aparecer.

Por esse motivo, a exigência é que a empresa escolhida para a integração ofereça apoio em vários canais, como telefone 24 horas, redes sociais, entre outros.

Relatórios consolidados

Outro detalhe importante é analisar se a empresa especializada em integração fornece relatórios bons e que estejam de acordo com a realidade do negócio — ou seja, que apresentem dados reais e transparentes.

Para esclarecer, suponha que sua taxa de abandono de carrinho esteja elevada. Isso pode ser um indicador de que o preço do frete está alto, por exemplo. Essa fácil análise levará você a uma tomada de ação mais acertada e que impactará o aumento das vendas.

O integrador de marketplaces é uma excelente solução para os lojistas que já estão inseridos em uma plataforma ou que desejam ampliar ainda mais o seu negócio. Contudo, é preciso estudar muito as opções disponíveis no mercado, afinal, a solução deve ser a melhor para a sua marca e para a sua audiência.

E então, restou alguma dúvida ou precisa de mais alguma informação? Entre em contato conosco agora mesmo. Teremos prazer em atendê-lo!

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