Saiba usar o Facebook Ads para aumentar as vendas do marketplace

Mesmo com muitas plataformas de anúncios disponíveis, o Facebook ainda reina em termos de recursos, custos de divulgação e número de usuários. Isso significa que o Facebook Ads é um canal indispensável para qualquer dono de e-commerce. 

No entanto, várias marcas ainda não utilizam a ferramenta de forma eficaz e acabam desperdiçando seu precioso orçamento de marketing. Se você está começando agora ou quer aumentar suas vendas online, aqui estão as melhores dicas para criar uma campanha matadora. Confira!

O que é Facebook Ads e qual sua utilidade

É a plataforma usada para veicular anúncios no Facebook ou no Instagram. O sistema é usado por empresas no mundo todo, para os mais diversos objetivos: atrair novos seguidores, realizar campanhas de branding, fazer pesquisas de mercado etc.

Porém, a estratégia mais comum é utilizar a ferramenta para gerar tráfego e realizar vendas online (conversões). Para começar, basta ter uma conta no Facebook e acessar o Gerenciador de Anúncios.

Vale lembrar que, para iniciar uma campanha, você também precisa ter uma página comercial no Facebook e um perfil no Instagram.

Dicas de como usar o Facebook Ads para marketplace 

Antes de tudo, saiba que não existe uma fórmula perfeita para todas as empresas. Assim como qualquer ação de marketing, veicular anúncios exige muitos testes antes de encontrar o modelo ideal para o seu público-alvo. As dicas a seguir darão um norte para você começar.

Defina corretamente sua audiência 

Se você já tem clientes, ótimo! Basta criar um novo público (no Gerenciador de Anúncios) usando os dados dessas pessoas, a exemplo de telefone ou e-mail. Com isso, o Facebook consegue gerar uma base semelhante de compradores em potencial.

Você também pode definir seu público-alvo manualmente — com segmentação por gênero, idade, localização, interesses, comportamentos online etc. Tome cuidado para não criar um público muito específico, pois com poucas pessoas o seu alcance será limitado.

À medida que seu anúncio for sendo exibido, o Facebook pode “aprender” e otimizar sua campanha para atrair ainda mais cliques. Com o tempo, você pode segmentar um anúncio para pessoas que já interagiram com campanhas anteriores ou curtiram sua página.

Crie anúncios chamativos

Tenha em mente que as pessoas não entram nas redes sociais para comprar produtos. Elas buscam se relacionar com amigos, entretenimento ou informações úteis. Sendo assim, seu anúncio precisa se destacar na multidão.

No Facebook usamos imagens, vídeos e textos para convencer o usuário a clicar e, posteriormente, comprar um produto. Nessa etapa, é importante realizar testes para descobrir o que funciona para a sua audiência. Algumas regras são importantes:

  • prefira textos curtos na legenda e nas imagens;
  • não use imagens ou vídeos com direitos autorais;
  • use imagens/vídeos profissionais, com boa qualidade;
  • prefira um design simples e objetivo.

Evite criar anúncios genéricos ou muito vagos, pois não é interessante atrair pessoas sem interesse em comprar (curiosos) — isso reduz a qualidade da sua campanha e pode deixar ela mais cara.

Tenha atenção à página de destino

De nada adianta atrair tráfego se sua página de destino não está bem otimizada. Se você vende em marketplaces, não precisa se preocupar com fatores técnicos do site. Porém, é sua responsabilidade ter boas fotos, vídeos explicativos, descrição detalhada, avaliações de outros clientes e, claro, um bom preço.

Estabeleça uma estratégia de lances e orçamento

Por fim, é extremamente importante que você defina uma estratégia de lances e um orçamento diário. Caso contrário, acabará gastando muito mais do que pretendia. Não pense que o Facebook quer apenas consumir seu orçamento o mais rápido possível, já que a rede social também procura:

  • exibir anúncios relevantes para seus usuários (de modo que continuem ativos na plataforma);
  • garantir que os anunciantes tenham bons resultados (para que continuem investindo).

Ou seja, se o seu anúncio ganhar muitos cliques e conversões, o custo por clique tende a diminuir. Por outro lado, se não houver boa aceitação dos usuários, esse valor aumentará. Use esse sinal como um alerta para realizar modificações na campanha.

Com essas dicas, você pode dar os primeiros passos no Facebook Ads. Lembre-se de que os trabalhos são constantes, pois mesmo uma campanha vencedora pode ficar desgastada com o tempo. Analise cada anúncio e faça ajustes regularmente para garantir um fluxo constante de vendas em seu e-commerce!

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