Como o e-mail marketing contribui para estratégia do e-commerce?

Se você quer aumentar a visibilidade do seu e-commerce, é fundamental aproveitar todas as ferramentas disponíveis no ambiente digital. Um dos recursos que pode potencializar a sua estratégia é o e-mail marketing, tema deste artigo.

Nos próximos parágrafos, você vai entender o que é e-mail marketing e por que ele continua sendo um caminho interessante para converter vendas e fidelizar clientes. Continue a leitura e descubra todos os benefícios dessa ramificação do marketing digital.

O que é e-mail marketing?

É um método de relacionamento com leads que usa o disparo de e-mails com a finalidade de ensinar, engajar e reter o público-alvo do seu negócio. A estratégia começa com uma lista de contatos, que podem ser pessoas interessadas em seus produtos ou indivíduos que já compraram com sua marca.

Um dos grandes atrativos dessa estratégia é que ela tem baixo custo se comparada a outras fórmulas de atração e retenção de clientes. No entanto, a eficiência é alta, já que o e-mail vai parar na caixa de entrada dos seus clientes — em redes sociais ou outros tipos de publicidade, não há uma garantia tão grande de visibilidade.

Como essa ferramenta contribui para o e-commerce?

Com a lista de contatos em mãos, é possível seguir diversos caminhos em sua estratégia de e-mail marketing. Separamos alguns usos que contribuem para o sucesso do e-commerce. Veja, a seguir.

Apresentação da marca

O e-mail marketing é excelente para fazer o primeiro contato entre seu negócio e uma pessoa interessada. Ela pode ter se cadastrado em sua newsletter ou preenchido um formulário no seu site. Assim, com o e-mail você apresenta seu e-commerce, mostra que está disponível e convida quem lê a descobrir mais sobre a marca.

Nutrição de leads

Nesse processo, sua marca passa a enviar conteúdos informativos periodicamente via e-mail, ajudando os contatos a solucionar problemas com dicas valiosas. É preciso criar um calendário e evitar o excesso de envios para não se tornar inconveniente a quem recebe. Também é essencial entender em que fase da jornada de contato com a sua empresa cada pessoa está.

Divulgação de novidades e vantagens

Também é interessante usar o e-mail marketing para divulgar promoções e descontos do seu e-commerce ou lançamentos de novos produtos/serviços. Com essa iniciativa, quem recebe a notificação se sente privilegiado por ter a informação em primeira mão, gerando maior desejo pela compra.

Acompanhamento de compra

É sempre fundamental alertar sobre uma compra que foi abandonada no carrinho, sugerindo, por exemplo, que o consumidor finalize o processo. Isso pode ser feito pelo e-mail. Também é possível enviar dados de uma compra, como uma nota fiscal, um detalhamento da transação ou a confirmação da conversão.

Fidelização do cliente

Um dos principais usos do e-mail marketing com certeza é a fidelização dos clientes. Afinal, pessoas que já compraram em sua loja virtual cadastraram o endereço eletrônico e vão formar uma lista consistente para o envio de materiais. Aproveite esses contatos para investir em uma relação duradoura, oferecendo produtos complementares após uma compra e acompanhando a satisfação do consumidor.

Como você pôde ver, são muitas as possibilidades com o e-mail marketing. No entanto, tudo gira em torno de relacionamento com o cliente. Esperamos que este artigo tenha mostrado a relevância dessa ferramenta na sua estratégia de divulgação e crescimento do e-commerce.

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