Como trabalhar o e-mail de abandono de carrinho

O carrinho abandonado é um dos principais problemas para lojistas online. Seja pelo preço do produto, o custo do frete, os problemas de navegação ou qualquer outro motivo, o cliente pode facilmente desistir de uma compra. Contudo, como podemos trazer o cliente de volta? Esse é o objetivo do e-mail de abandono de carrinho.

A seguir, veja como ele pode melhorar as suas conversões!

O que é o e-mail de abandono de carrinho?

Basicamente, o e-mail serve como um lembrete para que o cliente retorne ao site e finalize a compra. Afinal, conseguir tráfego não é tão simples e você precisa aproveitar ao máximo cada visitante. O e-mail segue um fluxo automático de disparo e, normalmente, é enviado alguns minutos após o abandono do carrinho.

A mensagem deve ser simples, direta e adequada ao seu público-alvo. Caso o primeiro e-mail não tenha sucesso, outro pode ser enviado no dia seguinte. Se mesmo assim o cliente não comprar, a alternativa é adicioná-lo em sua lista de leads para campanhas futuras.

Vale a pena investir nessa estratégia?

Sim, pois o custo para enviar e-mails é muito baixo e qualquer conversão adicional é bem-vinda. Também, considere que a maioria dos clientes compra pelo smartphone — onde há uma infinidade de distrações. Talvez, uma nova notificação “roubou” a atenção do seu usuário justo no momento da compra. Então, o e-mail pode resgatar o cliente no momento certo.

Para que a estratégia funcione, é muito importante deixar o carrinho salvo em seu site. O cliente precisa encontrar tudo pronto para concluir a compra — de forma rápida e sem objeções. Para ampliar seus resultados, você pode usar o e-mail junto com o remarketing do Facebook. Assim, caso o usuário não veja a mensagem, ele ainda será impactado por anúncios do produto no Instagram e no Facebook.

Como ativar o serviço em minha loja? 

Primeiramente, é preciso verificar se a sua plataforma de e-commerce oferece uma ferramenta de e-mails. Caso contrário, busque por algum serviço de terceiros para integrar em seu site. O MailChimp é uma das ferramentas mais usadas no mundo, com ele, é possível criar campanhas e automações de forma fácil. Se você está no começo, eles oferecem um plano grátis para até 2 mil contatos. Contudo, existem dezenas de outras opções — escolha a mais vantajosa para o seu negócio.

A automação para abandono de carrinho já deve vir pré-programada em sua plataforma de e-mails. Então, basta escrever a mensagem e ativar o serviço. O disparo vai acontecer sempre que o carrinho ficar inativo por alguns minutos. Aqui vão algumas dicas rápidas:

  • mantenha o texto curto e pessoal;
  • se possível, cative o cliente com uma mensagem bem-humorada;
  • não use vários links ou imagens (isso aumenta o risco de o e-mail cair no spam);
  • não envie muitos e-mails em pouco tempo.

Outra alternativa bastante comum é enviar um cupom de desconto no e-mail — isso incentiva a conversão imediata. Terminada a configuração, analise sua página de vendas e o carrinho, e veja se todo o processo está rápido e fácil para o cliente. O e-mail de abandono de carrinho é uma estratégia simples e barata para aumentar suas conversões. Então, configure a automação em sua loja e comece agora mesmo!

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