Além da loja física: como começar a vender pela internet?

Muitos lojistas que têm um negócio físico se perguntam como começar a vender pela internet. Apesar de essa opção apresentar algumas diferenças, não há segredos para aproveitá-la. É um caminho que deve ser pautado em pesquisa, testes e, principalmente, em dados que ajudem nas tomadas de decisão. 

Continue lendo o post para entender como iniciar as vendas na internet e gerar resultados expressivos.

Escolha a plataforma 

Há, basicamente, duas opções: e-commerce próprio ou marketplace. A primeira exige o custeio de plataforma, servidor, programação, entre outros pontos. Na segunda a estrutura é de responsabilidade da plataforma. Cabe ao gestor apenas cadastrar os produtos e enviar aos compradores, em troca de uma mensalidade ou percentual da venda concretizada. 

O marketplace acaba sendo a opção mais interessante para quem está começando ou não tem recursos para custear uma loja virtual. Basicamente, se você já tem produtos para vender, só precisa cadastrá-los e desfrutar de vantagens como credibilidade, estrutura própria e possibilidade de atrair um público propenso a comprar na internet.  

Desenvolva uma estratégia de venda complementar

A expansão da loja física para o ambiente virtual não precisa se limitar a satisfazer o atual público do negócio. Ela também pode ampliar o alcance da marca enquanto diversifica o nicho de atuação e enriquece a sua experiência. 

Daí a importância de desenvolver novas estratégias de venda, capazes de personalizar a experiência de compra do consumidor. Nesse sentido, é fundamental encontrar pontos convergentes que possam ser enfatizados em uma estratégia comum. Dessa forma, é possível desenvolver ações que facilitem a migração de consumidores entre os canais. 

Divulgue a sua proposta

Por se tratar de um negócio que está entrando no ambiente digital, nada mais justo que utilizar alternativas de divulgação próprias para esse espaço. Há uma série de possibilidades para atingir esse objetivo, entre elas:

  • anúncios nos buscadores, redes sociais, sites e blogs;
  • conteúdo em site, blog e redes sociais para melhorar o ranking de pesquisa nos buscadores;
  • redes sociais, no sentido de conversar com público, interagir, resolver seus questionamentos e apresentar conteúdo interessante;
  • sites de compra coletiva e comparadores de preço. 

O ideal é fazer uma pesquisa para entender o funcionamento dessas opções, anunciar e, a partir daí, definir objetivos que possam ser alcançados. Ao defini-los, o negócio tem um rumo a seguir e foca seus esforços para chegar até eles.

Realizar a venda de “x produtos” em 30 dias, garantir R$ 3.000 em produtos para novos clientes ou vender “x itens” no marketplace são bons exemplos de objetivos. 

Mensure seus resultados

Dê preferência às formas de divulgação que possibilitem medir o alcance de suas ações. Por exemplo, o Google Analytics permite analisar o número de usuários, como eles chegaram até o site, a duração de seção, entre outras métricas. Já o Facebook Ads permite saber o número de impressões, o custo por clique, o custo por ação e outros detalhes. 

O levantamento e a análise dos dados permitem:

  • reduzir custos fixos;
  • entender quais canais de venda são mais efetivos;
  • descobrir quais ações de marketing trazem mais retorno;
  • definir ações para aumentar a produtividade do negócio;
  • identificar oportunidades e ações para investir.

Se antes as decisões eram tomadas a partir da intuição do empreendedor, agora os dados contribuem para aumentar as chances de acerto, uma vez que números concretos estarão disponíveis para avaliação.

Utilize uma integradora

Essa solução é capaz de fazer a integração de múltiplos perfis nos marketplaces. Dessa forma, toda a gestão pode ser realizada em um só painel.

Cadastro de produtos, acompanhamento de pedidos e de itens no estoque podem ser visualizados e mensurados em uma única interface. Além disso, são gerados relatórios para entender quais canais são mais efetivos e quais estratégias geram melhores resultados. 

A integradora é, sem dúvidas, a solução para quem vende em mais de um marketplace. Com ela, é possível automatizar ações, economizar tempo, entender o mercado e obter recursos eficientes de diversos canais de venda. Assim, você aprende como começar a vender pela internet e pode aperfeiçoar a sua estratégia. 

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