Como o catálogo de produtos no e-commerce ajuda a acertar o cliente?

Cada vez mais os consumidores preferem fazer suas compras por meio do e-commerce, justamente pela comodidade, facilidade, variedade, entrega rápida e oferta de preços mais baixos. Por isso, o mercado de divulgação online também tem acompanhado esse crescimento, e qualquer estratégia é bem-vinda para se destacar diante da concorrência, como é o caso do catálogo de produtos.

Se você já tem um negócio ou pretende criar uma loja virtual, deve ter em mente que montar uma boa descrição de produtos é o primeiro passo para obter sucesso no ambiente digital. Pensando nisso, criamos este conteúdo, a fim de apresentar o conceito, quais as vantagens, como uma plataforma ajuda a gerenciar essa ferramenta, entre outros pontos. Confira!

O que é um catálogo de produtos do e-commerce?

Essa ferramenta é muito mais do que o conteúdo do produto. Ela é essencial para melhorar a experiência do cliente e a taxa de conversão de leads. Em outras palavras, o catálogo é uma saída profissional, interativa e atraente para exibir com riqueza de detalhes todos os seus produtos ou serviços por meio da internet.

Estamos falando de uma solução do e-commerce que possibilita expor todos os itens que a sua empresa oferece de maneira prática, além de expandir a base de consumidores. Tudo isso com a facilidade de a pessoa interessada já estar conectada com o seu site, e assim, ter a chance de fazer a compra imediatamente.

Portanto, vale destacar que um catálogo de produtos tem o potencial de acertar aqueles clientes que jamais entrariam em sua loja por diversos motivos, como a falta de conhecimento da sua marca, a distância, entre outros. Por isso, a visibilidade digital que ele proporciona é uma grande vantagem de mercado para qualquer tipo de empresa.

Qual a importância de ter um bom catálogo de produtos?

No dia a dia, por meio dessa ferramenta de vendas, é possível que uma marca apresente seus produtos ou serviços tanto aos clientes quanto aos funcionários, com total clareza e fidelidade.

Por isso, apostar em um bom catálogo de vendas é fundamental para estreitar o relacionamento com o consumidor e para o sucesso comercial do negócio. Conheça a seguir os principais benefícios de investir nessa estratégia.

Redução de custos

Você já pensou em quanto custa para o seu bolso e para a natureza a produção e a impressão de catálogos de boa qualidade? Além disso, ninguém consegue distribuí-los de uma maneira que atinja completamente todo o público-alvo desejado.

No entanto, qualquer visitante tem acesso a um catálogo de produtos online, de forma totalmente interativa, com recursos e diferenciais como:

  • vídeos;
  • zoom em produtos e promoções;
  • opção de folhear páginas.

Ainda sobre a diminuição de gastos, o empreendedor tem a oportunidade de enviar o seu catálogo de produtos por e-mail para os seus prospects. Assim, pode proporcionar uma experiência surpreendente na visualização do portfólio de sua marca por meio de qualquer dispositivo.

Profissionalismo e organização

De fato, o catálogo de produtos garantirá maior profissionalismo e organização à imagem do seu e-commerce como marca. Isso porque os produtos ou serviços oferecidos estarão disponibilizados de uma maneira que o consumidor não terá dúvidas sobre o que lhe foi ofertado.

Mas, para tanto, é preciso ter em mente que tudo o que está descrito em uma loja virtual é tão ou mais importante que o preço do item que você está vendendo. Afinal, compreenda, você já conseguiu superar o maior desafio de todos, que é trazer o comprador para dentro do seu site. Agora, aproveite a oportunidade para promover ao máximo as suas vantagens e mercadorias ao visitante.

Vantagem frente à concorrência

Perante o mercado, ficará muito nítido que a sua marca investe em oferecer o melhor serviço ou produto para o consumidor, além de proporcionar uma boa experiência aos usuários. Isso pelo simples fato de as ofertas estarem organizadas de um jeito funcional e atraente.

Em outra ponta, a catalogação dos produtos é um recurso que pode ser usado para evidenciar quais são os itens mais vendidos por cores, tamanhos e tipos. Esse aspecto pode até parecer simples, mas ajuda o usuário a visualizar quais são os destaques da sua loja virtual e a despertar o interesse de compra.

Consequentemente, tudo isso colabora para o aumento do ticket médio e também para a maior obtenção de lucro.

Valorização das mercadorias

Um catálogo de produtos bem-feito apresenta textos com o máximo de precisão e imagens muito bem trabalhadas, com o objetivo de valorizar os serviços e os itens à venda.

Nesse sentido, conteúdos coerentes com todos os atributos de seus serviços, assim como registros com imagens profissionais, que exibem características e detalhes importantes das mercadorias, darão a confiança necessária para que os seus clientes tomem a decisão de compra.

Como uma plataforma ajuda no gerenciamento do catálogo de produtos?

Agora que você já sabe o que deve apresentar e entende a importância disso para que o seu catálogo de produtos seja considerado funcional e atraente, falaremos sobre como, de fato, uma plataforma ajudará o seu negócio a atingir o seu principal objetivo: aumentar as vendas.

Categorização por meio de atributos

Tamanho

Uma tag relevante que os consumidores costumam utilizar na hora de procurar pelos produtos é o tamanho. Essa é uma das funções mais utilizadas na categorização, especialmente por e-commerces de artigos de vestuário, visto que as dimensões variam bastante de peça para peça.

Cores

Caso o seu catálogo de produtos ofereça mais de uma cor do mesmo item, você tem a possibilidade de acrescentar tags que simplifiquem e facilitem a busca dos usuários.

Marca

Quando uma categorização é feita de maneira correta e simplificada, ajuda, inclusive, nos mecanismos de busca interna do site. Isso porque uma marca digitada na busca, por exemplo, se estiver bem “tagueada” dentro das categorias, gera bons resultados.

Categoria e dimensões

Esse aspecto leva em consideração alguns pontos da descrição do produto, como peso, altura, largura e comprimento.

Categorização por meio de especificações

Por sua vez, as características mais complexas e detalhes técnicos devem ser descritos em um texto próprio para isso e que seja elaborado com o objetivo de retirar as possíveis dúvidas que o cliente tenha em relação ao produto, como:

  • garantia;
  • configurações;
  • forma de utilização ou aplicação;
  • material com o qual foi feito;
  • para que serve o produto;
  • qual sua indicação de uso;
  • características técnicas.

Contudo, evite expor apenas o texto de especificações do produto, já que essas instruções normalmente são técnicas e de difícil entendimento para o cliente. Vale destacar que a descrição das especificações fará o papel do vendedor de uma loja física, por isso a relevância de adotar um texto de fácil entendimento e bem elaborado, com o objetivo de persuadir o cliente a fazer a compra.

Por fim, é preciso lembrar que, além de disponibilizar um catálogo, é fundamental investir em qualidade. Para isso, uma boa plataforma garantirá que a sua marca, mercadorias ou serviços sejam devidamente apresentados e valorizados. Afinal, o catálogo de produtos é uma excelente ferramenta para manter clientes ativos e também a porta de entrada para novos consumidores.

Este artigo ajudou você a entender melhor o que é um catálogo de produtos? Então, que tal agora tirar todas as suas dúvidas sobre gateway de pagamento? Aproveite a leitura para investir ainda mais em seu negócio!

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