cadastro de produtos no e-commerce

Como fazer o cadastro de produtos no e-commerce?

Em uma loja virtual, a forma como as páginas são estruturadas exerce uma grande influência no fechamento das vendas. A experiência do cliente depende desse fator.

Se é possível compreender o que está sendo ofertado, bem como as características dos itens, o número de vendas é maior e o lucro também.

Nesse tópico, um dos pontos mais relevantes é o cadastro de produtos no e-commerce. Quer saber como fazer isso da melhor maneira para vender mais? Você descobrirá neste artigo. Confira!

Qual a importância do cadastro de produtos no e-commerce?

No ambiente digital, os clientes não têm acesso direto aos produtos, não podem testá-los no momento da compra, nem conferir o tamanho deles. Por isso, é normal que alimentem muitas dúvidas e objeções antes do fechamento do negócio.

Um site que não seja confortável, seguro e atraente, com uma boa disposição de informações, pode gerar desistências de compradores. Isso representa um gasto sem o devido retorno, pois todo esforço da companhia em converter aquele visitante acabou não sendo bem-sucedido.

Portanto, se quiser aumentar os índices de vendas e de lucro, o gestor de uma loja virtual deve cadastrar corretamente seus produtos no site. Isso vai garantir comodidade e praticidade ao usuário e gerará confiança na sua empresa.

Além disso, o cadastro também ajuda a evitar devolução de itens quando as compras já foram finalizadas. Esse tipo de inconveniente acontece frequentemente e gera transtornos para a companhia e perda da satisfação do cliente.

Vale citar também que essa organização é fundamental para impulsionar a visibilidade digital da loja. Ou seja, caso tudo esteja bem categorizado, sua página vai ficar acessível para o comprador quando ele fizer uma pesquisa no Google. Isso está relacionado com um conceito que aprofundaremos ao longo deste artigo, o SEO.

Como cadastrar produtos?

A seguir, analisaremos como esse cadastro deve ser feito com algumas dicas efetivas.

Categorização

A divisão dos produtos em categorias é bem útil, pois ajuda a localizar o que vai ser comprado com facilidade. Por exemplo, se procura por computadores, o usuário terá de navegar por uma categoria maior descrita como eletrônicos ou seguir uma hierarquia de classes até chegar ao que quer.

É uma ótima opção, principalmente, quando o e-commerce dispõe de um grande estoque. Isso otimiza a experiência do comprador e também ajuda a segmentar os resultados que aparecem para ele nos buscadores.

Nomenclatura

Também é importante descrever os produtos de forma geral, com um padrão de nomenclatura para eles. Nesse padrão, deve constar o nome, a marca, o modelo e algumas especificações técnicas.

A descrição tem que ser simples, mas eficiente, pois é praticamente o primeiro contato que os usuários terão com determinados itens da loja.

Imagens

As imagens serão outro contato importante que os clientes terão com seus produtos, o que funciona como uma vitrine para que eles avaliem o tamanho, a forma, a cor, entre outros aspectos visuais. Isso deve ajudá-los na decisão.

Por essa razão, as fotos precisam estar em uma boa qualidade, ser bem compreensíveis e efetivas para solucionar dúvidas e objeções.

Quanto mais fotos, de ângulos diferentes, por exemplo, mais completa é a descrição. Mas o gestor também deve considerar o tamanho dos arquivos para que o site não fique muito sobrecarregado e lento.

O que é SEO e como ele ajuda?

O SEO consiste em um conjunto de técnicas e práticas para posicionar melhor uma página no Google e facilitar o encontro com o cliente.

Todo comprador online geralmente começa sua jornada com uma pesquisa no buscador. Nesse momento, ele encontrará facilmente os que seguirem as regras definidas de SEO.

É uma estratégia para encurtar o caminho entre o e-commerce e o consumidor na busca orgânica. Com mais visibilidade, a loja virtual consegue se destacar em meio a concorrência e oferecer um valor especial para o público. Essa abordagem pode ser implementada em diversos pontos, entre eles: títulos, palavras-chave e URLs.

Título

Pensando no Google e nos resultados de pesquisa, é importante otimizar o título das páginas, pois essa estratégia ajuda a guiar o cliente na fase de busca.

Um bom título fisga o consumidor já nessa etapa inicial e chama a atenção para a qualidade do produto ao mesmo tempo em que fornece informação para o próprio mecanismo de busca.

Palavras-chave

As palavras-chave funcionam como marcadores que permitem segmentar conjuntos de dados e categorizar o que é parecido dentro e fora do próprio portal.

Em meio ao mar de informação da internet, as palavras-chave ajudam os buscadores a apresentarem os resultados adequados ao que é pesquisado, para que a experiência do usuário seja otimizada e ele consiga solucionar seu problema.

É importante fazer uma busca por termos relevantes que realmente sejam procurados pelo público interessado.

URLs

Existe ainda outra informação indispensável que deve ser gerenciada com cuidado: as URLs, ou endereços que ficam nas barras superiores dos navegadores e que identificam as páginas. Assim como o resto do site, elas precisam ser claras, fáceis de compreender e de deduzir.

Assim, o seu comprador pode chegar mais rápido ao site sem nem pesquisar no buscador, por exemplo. Isso também ajuda na gestão interna das páginas dos produtos em uma possível manutenção do portal.

Quais cuidados podem ser tomados para melhorar a categorização?

Acerca da categorização, no cadastro de produtos no e-commerce, um assunto que é muito discutido é sobre se é melhor ter muitas categorias ou poucas. O ideal é que seja o número necessário para tornar o acesso fluído e intuitivo e otimizar a experiência do usuário.

Essa divisão deve fazer pleno sentido e ser bem organizada, de maneira bem específica. Evidentemente, é fundamental que esteja alinhada com a quantidade de produtos que a loja vende e com o nível de abrangência em um determinado setor.

Por exemplo, se o e-commerce tem muitos itens domésticos, é preciso segmentar bem entre os vários tipos para não confundir.

Esses cuidados devem orientar a gestão, pois o foco é eliminar as objeções do usuário em todos os instantes até a compra. A loja precisa evitar o acúmulo de dúvidas até o momento final, com informações bem dispostas e bem organizadas.

Como existem muitas informações para preencher em um cadastro, é comum que haja confusão sobre como abordar cada campo.

Por exemplo, em algumas descrições, o ideal é ser mais consultivo e aconselhar o consumidor com base nos benefícios de cada item, já em outros, é importante ser conciso e direto.

No entanto, se seguir bem as dicas deste artigo, o gestor é capaz de eliminar esses inconvenientes e agilizar o processo.

É possível integrar esse serviço?

É possível ainda implementar o cadastro de forma automatizada e simples, sem o risco de esquecer o que é relevante. Isso ocorre com a ajuda dos marketplaces, plataformas especiais que apresentam produtos de outras lojas menores. Funcionam como grandes shoppings virtuais com diversos e-commerces em um único site.

Para se comunicar com os marketplaces, é preciso entrar em contato e contratar um integrador, que fará o serviço de cadastro e gestão do estoque nessas plataformas. Os integradores definem regras bem específicas para o processo, o que ajuda os empresários a organizarem bem a sua presença virtual.

O gerenciamento dos itens oferecidos em um só local agiliza a venda, gerando mais lucro, e padroniza as operações relacionadas.

O controle de produtos em um e-commerce tem suas particularidades. Embora não envolva a questão da logística de estabelecimentos físicos, necessita de um cuidado com a forma como as informações estão disponíveis na internet e como elas serão compreendidas pelo comprador.

Para agilizar o processo, é interesse contar com um integrador de marketplaces, que ajuda a organizar os itens da companhia e a vendê-los nas maiores lojas virtuais do país.

Para otimizar o cadastro de produtos no e-commerce, que tal contar com uma plataforma especializada nesse serviço? Então entre em contato com a Connect Hub!

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