4 dicas de como aumentar a produtividade na sua loja virtual

A gestão de uma loja virtual não é mais simples nem menos desafiadora que a de uma loja física. Os mesmos desafios de aumento de produtividade, vendas e lucratividade se colocam para os gestores no e-commerce. Quando o desafio é aumentar a produtividade, as rotinas internas e as metas devem estar bem estabelecidas. Assim, o uso de ferramentas tecnológicas se revela fundamental para agilizar os distintos processos, desde a venda propriamente dita à gestão de estoque e do fluxo financeiro.

Neste artigo, vamos elencar 4 dicas fundamentais para você aumentar a produtividade em sua loja virtual.

Confira!

1. Estabeleça metas para aumentar a produtividade

O primeiro passo consiste em estabelecer as principais metas do negócio. Somente com os objetivos bem definidos, você poderá tomar as atitudes corretas na gestão da loja virtual. Os resultados de vendas que você deseja alcançar devem ser sempre mensuráveis. Então, uma sugestão é estipular metas trimestrais.

2. Defina uma rotina no seu e-commerce

Depois que as metas do seu e-commerce estiverem bem estabelecidas e registradas, é hora de estipular uma rotina de atividades para a equipe. Será preciso montar uma metodologia de trabalho com as tarefas a serem cumpridas, sendo que as prioritárias devem ser destacadas. Na rotina de trabalho, é importante eliminar ruídos ou distrações que possam atrapalhar a produtividade.

3. Automatize os processos da sua loja virtual

Automatizar os distintos processos de uma venda no ambiente virtual aumenta a produtividade do negócio. As tarefas são feitas de maneira mais rápida, eficiente e com um maior controle. Entre as fases do e-commerce que podem ser automatizadas, estão os pagamentos, a administração do estoque, os envios de mensagens e a coleta de dados.

4. Invista em um integrador de marketplaces

Entre as ferramentas que ampliam a produtividade e as capacidades de venda das lojas virtuais está o marketplace. Trata-se de um modelo de negócios que funciona como uma espécie de shopping virtual. Uma mesma plataforma reúne diversos vendedores e prestadores de serviços do mesmo setor.

Em um marketplace, os interessados podem comparar produtos ou profissionais e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Em resumo, é uma plataforma que conecta as ofertas e as demandas. Bons exemplos de marketplaces são o Enjoei, de roupas femininas usadas, e o Doctoralia, que conecta profissionais de saúde e pacientes em potencial.

O integrador de marketplace é uma ferramenta tecnológica que consegue juntar em uma única plataforma todas as vendas feitas em distintas vitrines de marketplace. Assim, a empresa pode trabalhar com mais de uma fonte de pedidos e encomendas. Então, trata-se de uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade da sua loja virtual, já que tudo será gerenciado em um único ambiente.

Ao seguir os passos acima, seu negócio virtual conseguirá aumentar a produtividade. Internamente, metas e rotinas devem estar bem claras e estabelecidas. As ferramentas tecnológicas à disposição atualmente são de grande utilidade para produzir mais em menos tempo, como os integradores de marketplace.

Deseja conhecer melhor as vantagens das ferramentas tecnológicas que tornam o e-commerce mais eficiente? Então, descubra agora mesmo por que você deveria usar um integrador de marketplace!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.